O climatério e a menopausa são fenômenos naturais e fazem parte do envelhecimento.
O climatério e a menopausa são fenômenos naturais e fazem parte do envelhecimento.
O primeiro acontece geralmente entre os 40 e 45 anos e marca o início de um período de transição entre o período reprodutivo e o não reprodutivo da mulher. Nesta fase, o corpo diminui a produção de alguns hormônios como o estrogênio e a progesterona.
A menopausa ocorre após o climatério, e geralmente chega por volta dos 50 anos. É marcada pelo fim dos ciclos menstruais e o fim da vida reprodutiva.
Reposição Hormonal
A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é um tratamento eficaz e, quando bem indicada, alivia os sintomas que chegam com o climatério e a menopausa.
Através de uma avaliação individual e criteriosa, o médico poderá acompanhar as dosagens hormonais e, caso não haja contraindicação, indicar o tratamento.
Os hormônios podem ser administrados via oral, injetável, adesivo, gel ou implante, promovendo melhor qualidade de vida.
Estudos mais antigos colocaram a segurança da TRH em dúvida, desestimulando as mulheres a buscarem pelo tratamento e deixando-as à mercê de todos os sintomas.
Hoje sabemos que os tratamentos são comprovadamente seguros e amplamente indicados.
Isso se dá em grande parte pelo uso dos hormônios bioidênticos, que têm estrutura química e molecular semelhante à encontrada nos hormônios produzidos no nosso corpo. Têm ação mais natural e menores riscos de efeitos colaterais.
Para passar por essas fases da vida com mais tranquilidade e qualidade, é fundamental a adoção de bons hábitos, como uma alimentação saudável, praticar atividades físicas, cuidar da qualidade do sono e controlar os níveis de estresse.
A menopausa é uma fase natural da vida da mulher e precisa ser acompanhada de perto.
Tratamento ginecológico
Complete as informações e verifique a disponibilidade para a melhor data e horário. Nosso atendimento lhe retornará muito em breve.
FAQ´s Tratamentos Ginecologicos
A Cirurgia Íntima é o procedimento cirúrgico que visa melhorar a aparência dos órgãos genitais externos. Ela pode ser realizada sem que a pessoa tenha qualquer doença ou anormalidade.
Cirurgia Robótica, técnica avançada na área da ginecologia, que utiliza a robótica e a tecnologia para auxiliar os cirurgiões em certos procedimentos.
Endometriose é uma doença silenciosa, cujo diagnóstico tardio pode prejudicar severamente a qualidade de vida da mulher, além de provocar infertilidade.
A Ginecologia Regenerativa Funcional e Estética nada mais é que o conjunto de práticas cirúrgicas e não cirúrgicas que buscam regenerar o funcionamento e a aparência da região íntima feminina, que está suscetível a alterações com o passar dos anos.
Laser vaginal, é uma terapia não invasiva que estimula a produção de colágeno e elastina
Obstetrícia é a especialidade médica que estuda a reprodução na mulher, investigando a gestação, o parto e o puerpério em seus aspectos fisiológicos e patológicos.
O climatério e a menopausa são fenômenos naturais e fazem parte do envelhecimento. A Terapia de Reposição Hormonal (TRH) é um tratamento eficaz e, quando bem indicada, alivia os sintomas que chegam com o climatério e a menopausa.
A área da Reprodução Humana na medicina responsabiliza-se por ajudar esses casais que, por algum motivo, têm dificuldades para iniciar sua trajetória como pais.
A Saúde sexual é definida como um estado de bem-estar físico, emocional, mental e social relacionado à sexualidade.
A Uroginecologia atua em comum da urologia e da ginecologia que estuda, previne, detecta e trata alterações do assoalho pélvico.