1665267133-saudeintimafeminina

Tratamento da atrofia vaginal da mulher na pós-menopausa

Sintomas relacionados com a atrofia vulvovaginal apresentam um impacto negativo sobre aqualidade de vida de até 50% das mulheres na pós-menopausa. No entanto, algumas recu-sam o uso de estrogênios, que é a terapia eficaz padrão, devido à publicidade negativa nosúltimos anos e à disponibilidade de outras terapias opcionais.

Esta revisão avaliou a eficá-cia de tratamentos hormonais, fitoterápicos de uso oral ou tópico para aliviar os sintomasda atrofia vaginal em mulheres na pós-menopausa.

Foram avaliados estudos do Medline,Scopus e Cochrane Central Register de Ensaios Controlados com as palavras-chaves vagina,postmenopause, isoflavones, estrogen, syndrome genitourinária, vulvovaginal atrophy, clinical appli-cations. Estudos de revisão e ensaios clínicos randomizados foram incluídos neste estudo.Os dados mostraram que os estrogênios de uso sistêmico ou local são os mais indicados,as isoflavonas só mostraram efeitos positivos quando de uso local.

Alguns tratamentos não hormonais, como hidratantes, lubrificantes e o uso de laser vaginal, também são indicados. Outra possibilidade de tratamento é o os pemifeno, um modulador de receptor hormonal seletivo (SERM) na dispareunia e na atrofia vulvovaginal. Assim, o uso de opcões é benéfico para mulheres com risco de neoplasia relacionada aos estrogênios.

Comments are closed.